Irmandade Recomenda #8 | Entre a Foice e o Martelo




E se a nave do Super Homem tivesse caído em solo russo ao invés de solo americano, você consegui imaginar? Essa HQ é daquelas que conseguem impressionar bastante. Principalmente pela temática apresentada, mas uma história intensa pra caramba e muito bem desenvolvida. Lançada em 2003, ENTRE A FOICE E O MARTELO é uma baita de uma HQ. E particularmente, acho a melhor história do nosso homem de aço.




A história da início na década de 1950, durante a guerra fria, quando a União Soviética revela ao mundo algo que causa pânico aos norte americanos, um alienígena que os serve e tem poder supremo para varrer qualquer nação do mapa. Rapidamente relatos em todos EUA passam a aparecer, dizendo que avistaram o ser voador nos céus e simultaneamente em lugares muito distantes, o desespero ao "gênio" Lex Luthor, de fazer o que estiver a seu alcance, mostrar a superioridade norte americana.





Essa HQ é realmente do caralho. Te faz viajar e ir acompanhando o desenvolvimento da trama e se apaixonando "Coisa que eu amo" as coisas são mostradas através dos anos e você percebe os personagens envelhecendo, os planos estratégicos de Luthor. Percebe as falhas do Super homem, as dores e pesos da consciência em suas atitudes, é realmente algo muito afude de se ver e tão bem trabalhado pelo Mark Millar.



Existem outros heróis nesse universo, por exemplo você verá um Batman russo que é um terrorista e faz o caos para o governo, pois não acredita na forma que ele é conduzido e assim tem todo um grupo liderado por ele.

Além das boas adaptações de ambientes como a Batcaverna, que são várias partes dos esgotos onde ele se esconde.
Enfim: É uma HQ muito foda que te faz pensa sobre certas atitudes e escolhas que são tomadas e como existe o bem e mal nas coisas. O fato de se passar durante a guerra fria deixas as coisas ainda mais interessantes, mostrar a história sendo recontada em um outro mundo aonde super heróis existem e as coisas são diferentes.